O Sindurb/PE, junto aos movimentos sociais, realizou, nesta quinta-feira (18/12), um Ato Público de Resistência contra o leilão de parte da Compesa, ocorrido na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A mobilização reuniu trabalhadores e trabalhadoras da Compesa, parlamentares, sindicatos, movimentos sociais e centrais sindicais, que se uniram para denunciar a concessão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário a entes privados, cujo foco é o lucro em detrimento do interesse público.
O leilão teve como vencedores o Consórcio Pernambuco Saneamento, formado pelas empresas Acciona e BRK, que assumirá o bloco RMR–Pajeú, abrangendo 150 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Já a Infraestrutura BR V Saneamento Holding II, controlada pela Pátria Investimentos, ficará responsável pelo MRAE Sertão, que compreende 24 municípios. Os grupos passarão a operar os serviços de distribuição de água tratada e de esgotamento sanitário no estado de Pernambuco.
Ato Público de Resistência
O ato de resistência contou com a presença de parlamentares e importantes lideranças do movimento sindical e social, entre eles o deputado estadual João Paulo, as vereadoras Kari Santos e Jô Cavalcanti, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, e a presidenta do Sintepe – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Ivete Caetano, além de representantes de outros sindicatos e movimentos sociais.
A mobilização teve início em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde os participantes manifestaram repúdio à concessão da Compesa e reafirmaram a defesa de uma empresa pública. Em seguida, o ato percorreu as ruas do Recife até o Palácio do Governo, fortalecendo o protesto contra o processo de concessão/privatização.



